Na Suíça, Museu Olímpico ensina estrangeiros a falar ‘gostosa’ e ‘bundão’

O jornalista Jamil Chade traz uma importante denúncia sobre uma exposição no Museu Olímpico de Lausanne: a Língua Portuguesa abordada com extremo mal gosto.

Em matéria publicada no Jornal O Estado de São Paulo, Jamil Chade mostra como a Língua Portuguesa é mostrada fora do país, em época de Olimpíadas.

Segundo Chade, “A Exposição, do Museu Olímpico de Lausanne, traz ‘aulas’ com palavras usadas no Brasil. “Gostosa”. Essas é uma das palavras que uma exposição no Museu Olímpico de Lausanne apresenta aos turistas que estejam interessados em conhecer o Brasil e aprender e testar o “carioquês”. Criado num dos edifícios mais visitados da Suíça, uma posição sobre a cultura brasileira apresenta aos estrangeiros o país sede dos Jogos Olímpicos. Música, sons, arte, culturas regionais e até mesmo o vocabulário usado no Rio de Janeiro.”

É incrível que uma exposição tida como “oficial” traga um tamanho desserviço ao nosso país. E que as autoridades brasileiras ainda não tenham tomado nenhuma medida contra isso. Uma afronta ao país e a todos que trabalham duro pela Divulgação e Internacionalização da Língua Portuguesa.

Precisamos denunciar e levar esse assuntos às autoridades competentes.

Passamos por grandes problemas que, naturalmente, já deturpam a imagem do país no exterior. Usar a Língua Portuguesa para isso é, sem dúvida, um ultraje.

gostosa

Segundo a exposição, a palavra ‘gostosa’ serve para qualificar a beleza feminina.  Foto: Jamil Chade/Estadão
JAMIL CHADE / CORRESPONDENTE EM GENEBRA – O ESTADO DE S.PAULO    29/06/2016 | 17h4821

“Outro termo apresentado ao público: “bundão”, com a explicação em francês de alguém medroso. “Literalmente, bunda grande”, esclarece. O visitante pode usar um microfone para repetir a palavra e a máquina diz se o estrangeiro pronunciou o termo que acabou de aprender com um sotaque correto do carioca.

Procurado pelo Estado, a direção de Comunicação do COI não respondeu ao ser questionado sobre o motivo da inclusão dos termos e sobre quem teria sido o autor da iniciativa. A gerente de Relações Públicas do Museu, Claire Sanjuan, admitiu que não sabia o significado das palavras e nem sua conotação. Mas, visivelmente sem graça, tomou nota para “informar” os responsáveis. A exposição, que leva o nome “Destination Rio”, foi aberta em fevereiro e vai durar até setembro.”

Temos que fazer algo, além de lamentar.

 http://m.esportes.estadao.com.br/noticias/jogos-olimpicos,na-suica-museu-olimpico-ensina-estrangeiros-a-falar-gostosa-e-bundao,10000059968

No comments
faleportuguesNa Suíça, Museu Olímpico ensina estrangeiros a falar ‘gostosa’ e ‘bundão’

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *